Quando se fala em torção, logo vem à cabeça a ideia de uma lesão ou fratura nos ossos. O que muitas pessoas não sabem, contudo, é que o quadro também pode acontecer dentro da bolsa escrotal.
É uma condição chamada de torção testicular, um quadro raro, mas que requer medidas emergenciais. O problema atinge mais a jovens antes dos 25 anos.
A torção ocorre quando os vasos sanguíneos que vão para o testículo ficam torcidos, impedindo a circulação do sangue. Esse problema causa muita dor testicular. Além da dor aguda, o homem pode sentir inchaço, náuseas e vômitos. Não existe nenhum fator desencadeante bem definido do quadro, e ele pode ocorrer inclusive durante o sono.
Assim que o homem sentir qualquer incômodo ou um dos sintomas, ele deve se dirigir ao hospital imediatamente. Se não for operado em seis horas após a ocorrência, a diminuição da circulação sanguínea pode necrosar o testículo, levando à perda total do órgão. Para o diagnóstico, é realizada uma ultrassonografia, capaz de identificar a torção.
Quando confirmada, é preciso encaminhar o paciente diretamente para a cirurgia. Durante o procedimento, o urologista abre o saco escrotal, distorce os vasos e fixa novamente o testículo. Todo o procedimento não dura mais que 30 minutos. Durante a cirurgia o outro testículo também deve ser fixado para evitar outra torção.
Com o tratamento rápido e adequado, a torção não deixa sequelas. Se houver a perda de um único testículo, é possível colocar uma prótese no lugar. Se acontecer com ambos, o paciente ficará infértil e precisará fazer reposição de testosterona. Por isso, é necessário cuidar do problema com urgência.
Dr. Filipe Tenório