Um pouco mais para direita, para a esquerda, para cima, para baixo ou mesmo para diagonal. O pênis pode entortar para qualquer lado e, em alguns casos, afetar diretamente a qualidade da relação sexual e do relacionamento. A queixa é mais comum do que se imagina.
O pênis pode ter uma curvatura e ainda assim ser considerado normal. Nesse caso a sinuosidade é pequena e não impede a penetração e a relação sexual.
Caso a curvatura seja tão acentuada a ponto de dificultar ou impedir o sexo, a tortuosidade passa a ser considerada uma doença.
Existem duas razões que explicam a maioria dos casos. A primeira delas é o pênis torto congênito (curvatura congênita), deformação que já nasce com o homem. A segunda hipótese é a doença de Peyronie.
Curvatura anormal do pênis
A deformidade só aparece durante a ereção e pode ser direcionada para qualquer lado.
Causa Dores?
Caso a tortuosidade seja causada pela curvatura congênita, não haverá dor. Já a doença de Peyronie apresenta dor na região da inflamação durante sua fase inicial.
Existem casos em que a curvatura é muito grande e, nesse caso, ela impede a relação sexual.
Tratamento
O tratamento é indicado para os pacientes com dificuldade ou impossibilidade de fazer sexo. O tratamento do pênis curvo congênito é cirúrgico, já a doença de Peyronie, em sua fase inflamatória (inicial), deve ser tratada com medicações por via oral e por vezes medicações locais. Caso não melhore ou essa fase já tenha passado, o tratamento também é cirúrgico.
Dr. Cláudio Murta – Urologista