A cistoscopia, ou uretrocistoscopia, é um exame de imagem que é feito principalmente para identificar qualquer alteração no sistema urinário, principalmente na bexiga. Esse exame é simples e rápido, podendo ser feito no consultório médico sob anestesia local.
A cistoscopia pode ser recomendada pelo urologista ou ginecologista com o objetivo de investigar a causa de sangue na urina, de incontinência urinária ou a ocorrência de infecções, por exemplo, além de verificar a presença de qualquer alteração na bexiga. Caso seja observada qualquer irregularidade na bexiga ou na uretra, o médico pode solicitar uma biópsia para concluir o diagnóstico e iniciar o tratamento.
Para que serve
A cistoscopia é feita principalmente para investigar sintomas e identificar alterações na bexiga, podendo ser solicitado pelo médico para:
- Diagnosticar tumores na bexiga ou na uretra;
- Identificar infecção na uretra ou na bexiga;
- Verificar a presença de corpos estranhos;
- Avaliar o tamanho da próstata, no caso dos homens;
- Identificar cálculos urinários;
- Ajudar na identificação da causa do ardor ou dor ao urinar;
- Investigar a causa de sangue na urina;
- Verificar a causa de incontinência urinária.
Durante o exame, caso seja verificada qualquer alteração na bexiga ou na uretra, o médico pode coletar parte do tecido e encaminhar para a biópsia para que seja feito o diagnóstico e iniciar o tratamento caso haja necessidade.
Preparo para o exame
Para fazer o exame não é necessário qualquer tipo de preparo, podendo a pessoa beber e comer normalmente. Porém, antes da realização do exame é importante que a pessoa esvazie completamente a bexiga, sendo normalmente coletada a urina para análise com o objetivo de identificar infecções, por exemplo.
Quando o paciente opta pela realização de anestesia geral, é necessário que fique em internamento, realize jejum de pelo menos 8 horas e suspenda o uso de medicamentos anticoagulantes que possa estar fazendo uso.
Como é feita a Cistoscopia
A cistoscopia é um exame rápido, durando em média 15 a 20 minutos, e pode ser feito no consultório médico sob anestesia local. O aparelho utilizado na cistoscopia recebe o nome de cistoscópio e corresponde a um aparelho fino que possui uma microcâmera na sua extremidade e pode ser flexível ou rígido.
O tipo de cistoscópio utilizado varia de acordo com o objetivo do procedimento:
- Cistoscópio flexível: é utilizado quando a cistoscopia é feita apenas para visualização da bexiga e da uretra, já que permite uma melhor visualização das estruturas urinárias devido a sua flexibilidade;
- Cistoscópio rígido: é utilizado quando é necessária a coleta do material para a biópsia ou para injetar medicamentos na bexiga. Em alguns casos, quando o médico identifica alterações na bexiga durante o exame, pode ser necessária a realização em seguida da cistoscopia com o cistoscópio rígido.
Para fazer o exame, o médico limpa a região e aplica um gel anestésico para que o paciente não sinta desconforto durante o exame. Quando a região já não se encontra sensível, o médico insere o cistoscópio e observa a uretra e a bexiga por meio da visualização das imagens captadas pela microcâmera presente da extremidade do aparelho.
Durante o exame o médico pode injetar soro fisiológico com o objetivo de dilatar a bexiga para visualizá-la melhor ou um medicamento que é absorvido pelas células cancerígenas, tornando-as fluorescentes, quando há suspeita de câncer de bexiga, por exemplo.
Após o exame a pessoa pode retornar às suas atividades normalmente, no entanto é comum que após o efeito da anestesia a região possa ficar um pouco dolorida, além de poder observar a presença de sangue na urina e ardor ao urinar, por exemplo. Esses sintomas geralmente passam após 48 horas, no entanto caso sejam persistentes, é importante relatar ao médico para que se possam tomar as medidas necessárias.
Fonte: tuasaude.com