A ingestão de líquidos em abundância já é fato bem estabelecido para prevenção da formação de cálculo renal, porém essa orientação é ainda mais importante nos meses quentes de verão. Alguns estudos apontam um aumento de até 30% nos atendimentos para cálculo na via urinária nesta época do ano.
Com a elevação da temperatura, principalmente em locais de maior umidade, há maior perda de líquidos pelo suor. A urina, caso não haja reposição de líquidos, torna-se muito concentrada em minerais como o cálcio, o que aumenta o risco de esses minerais se concentrarem em forma de cálculos.
”Há uma orientação e crença de que se deve ingerir aproximadamente 2 litros de água por dia; entretanto o mais importante é a quantidade de líquido que é eliminada em forma de urina! ”
Há uma orientação e crença de que se deve ingerir aproximadamente 2 litros de água por dia; entretanto o mais importante é a quantidade de líquido que é eliminada em forma de urina! Esse fato é ainda mais importante no verão, quando o risco de desidratação é maior. Uma dica simples ajuda muito os pacientes com cálculo: a coloração da urina. O paciente deve sempre eliminar urina bem clara, o que representa que a hidratação está suficiente.
Outra dúvida frequente é qual o melhor líquido a ser ingerido. Todos são saudáveis, porém alguns são mais apropriados para pacientes portadores ou com risco de formação de cálculo urinário. A ingestão acentuada de chá, por exemplo, é benéfica quanto à hidratação, mas pode ser perigosa em pacientes com litíase de oxalato, visto que essa bebida é muito rica nesta substância.
A ingestão de sucos de laranja e limão é uma boa fonte de citrato, que impede a agregação dos cristais; entretanto esses sucos trazem consigo o risco da ingesta aumentada de açúcares. O mais importante é ter orientação médica suficiente e provavelmente o melhor líquido a ser ingerido é aquele melhor aceito para o gosto pessoal do paciente.
Dr. Ernesto Reggio – Joinville, SC
Fonte: Portal da Urologia