A residência médica é uma pós-graduação destinada a médicos que desejam obter um Título de Especialista. O programa é regulamentado pelo Ministério da Educação (MEC).
O Programa de Residência em Urologia é também orientado, sistematizado e fiscalizado pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) através da Comissão de Ensino e Treinamento (CET), visando a uniformizar e otimizar os programas.
“Os Serviços que pretendem ser credenciados para integrar o seleto grupo de hospitais e clínicas autorizados a ter uma residência em Urologia devem preencher vários quesitos exigidos pela SBU”
A CET é uma comissão permanente da SBU formada por urologistas com formação completa e experiência comprovada que dedicam seu tempo voluntariamente para auxiliar os programas de residência.
Os Serviços que pretendem ser credenciados para integrar o seleto grupo de hospitais e clínicas autorizados a ter uma residência em Urologia devem preencher vários quesitos exigidos pela SBU, tais como: estrutura física, equipamentos utilizados no desenvolvimento da especialidade, assim como todo apoio de especialidades que devem estar presentes na formação do residente – como anestesistas, patologistas, radiologistas, entre outros – e serviços de apoio ao desempenho da especialidade, como laboratórios de análises clínicas, patologia, arquivo médico e acesso a informações via computador.
Os Programas de Residência em Urologia têm duração de três anos. O acesso é através de concurso público, com prova escrita e análise do curriculum vitae. O pré-requisito é residência médica em Cirurgia Geral com duração mínima de dois anos.
Durante a residência, os médicos são orientados e assistidos por urologistas e médicos de outras especialidades médicas que estimulam e orientam os residentes na formação.
No decorrer da residência, os médicos passam pelas diversas áreas da Urologia com intuito de que, ao concluir o programa, tenham conhecimento e capacidade de atender integralmente seus pacientes em todas as doenças urológicas.
Os programas credenciados pela SBU conferem ao residente que concluir todo o curso o grau de Titular da Sociedade Brasileira de Urologia (TiSBU), que significa que o portador deste título atendeu a todos os pré-requisitos para formação de um especialista em Urologia.
Fonte: Portal da Urologia