O que é o exame de biópsia de próstata?
Trata-se de um procedimento no qual o médico obtém amostras do tecido prostático com o objetivo de identificar células cancerígenas. O exame deve ser realizado quando já suspeita de câncer de próstata, situação observada – em geral – quando há alterações nos níveis de PSA e/ou no queque retal. A biópsia é realizada, sobretudo, para confirmar a doença.
Como é feito o exame de biópsia de próstata?
Este procedimento é realizado de forma ambulatorial (sem necessidade de internação), feito através de anestesia local (com o bloqueio do feixe nervoso). Devido ao desconforto que pode ocorrer – gerando eventual prejuízo na qualidade do exame – em muitos locais também é realizada com sedação do paciente. Em geral, são retirados 12 fragmentos (no mínimo), abrangendo todas as regiões prostáticas. Os fragmentos são enviados para serem analisados por um patologista.
O grau de diferenciação do câncer
O resultado do exame não se limita apenas à confirmação (ou não) da doença. Nos casos positivos, a biópsia também mostra a localização do tumor, a extensão (número de fragmentos positivos, doença extraprostática) e a agressividade. Como os tumores malignos da próstata são muito heterogêneos, podem coexistir áreas com células de aspecto mais agressivo com outras de aparência mais benigna. A avaliação é baseada no chamado escore de Gleason (em homenagem ao criador do método, patologista americano Donald F. Gleason). Este é o chamado “grau de diferenciação do câncer”.
Fonte: http://www.urotelles.com.br/o-que-e-o-exame-de-biopsia-de-prostata-e-quando-deve-ser-feito/