A dor nos testículos é uma espécie de dor que pode ocorrer tanto em torno de um como em ambos os testículos, essa dor pode ser originada por diversas condições, até mesmo estar relacionada a dores de outras partes do corpo, como na virilha ou no abdômen.
Porém é uma dor comum e até certo ponto normal, a maioria dos homens terão uma ou mais experiências desse tipo em toda a vida.
A dor ironicamente pode ser considerada algo positivo, pois você poderá excluir a possibilidade de que seja câncer de testículo, em que na maioria dos casos não apresentam sintoma algum. Ao sentir a dor seu corpo está denunciando algo de errado, assim você poderá tratar rapidamente.
1) Quais são as principais causas da dor nos testículos?
Existem várias causas que podem originar a dor, até por que é uma área muito sensível que até mesmo uma pequena lesão é capaz de causar desconforto.
A dor pode ser originada de dentro do próprio testículo ou do epidídimo, que é um ducto localizado na parte de trás do testículo, ele é responsável pelo armazenamento dos espermatozoides produzidos.
Como já dito, dores em outras partes do corpo podem provocar dor no testículo, como no caso de pedras nos rins e hérnias. Elas podem variar entre circunstâncias mais comuns e mais graves, abaixo especificamos algumas das principais causas:
A) Lesão direta
Qualquer golpe direto na região poderá causar possíveis lesões em seguida, como inchaço e hematomas, além de sentir uma dor nauseante na hora do impacto que poderá se prolongar.
Por isso todos os esportes com esse risco, devem ser praticados com roupas intimas ou algum tipo de suporte atlético.
B) Infecções no testículo
Infecções por microrganismos figuram entre as principais causas de dor nos testículos, existem dois tipos delas a orquite e a epididimite.
A orquite é uma infecção causada por bactérias ou vírus que afetam o testículo, a inflamação pode afetar tanto um quanto ambos, mas na maioria dos casos apena um lado é afetado. A caxumba também pode provocar a orquite.
Já a epididimite é causada por uma infecção bacteriana ou por alguma doença sexualmente transmissível (DST) capaz de provocar uma inflamação no epidídimo.
Quando inchado o epidídimo causará dor nos testículos. Esse tipo de inflamação geralmente afeta homens entre 19 a 35 anos e é tratada por meio de antibióticos.
D) Hérnia testicular
Os lugares mais afetados pela hérnia são o estômago e o intestino, mas também pode surgir próximo a virilha e causar dor nos testículos. A hérnia surge devido a uma fraqueza na parede muscular de alguma parte do corpo.
Em alguns casos a hérnia não apresenta sintomas, mas geralmente surge na forma de uma protuberância, provocando inchaço e dor, que se agrava pelo movimento.
D) Torção nos testículos
A torção nos testículos ocorre quando o cordão espermático que é responsável por levar o sangue até os testículos se torce, quando isso ocorre ele inchará e provocará uma enorme dor.
A torção afetará o fluxo de sangue, por isso é necessário procurar auxílio médico o quanto antes, caso contrário após seis horas sem o fornecimento de sangue o testículo morrerá.
Caso tenha que ser removido, não prejudicará a vida do homem, ele ainda terá capacidade de realizar o ato sexual e ter filhos normalmente.
E) “Bolas azuis”
Em algumas ocasiões, quando a excitação sexual masculina não resulta em ejaculação, pode ocorrer o que chamam de “bolas azuis”. É dado esse nome pois, a situação é capaz de causar congestionamento nos tubos que são responsáveis por transportarem o esperma, o que pode provocar uma sensação bastante dolorosa.
Embora incômoda essa dor é completamente inofensiva, e pode se desvanecer dentro de algumas horas.
F) Pedra nos rins
A famosa pedra nos rins, também conhecida como cálculo renal, são pequenas massas sólidas que se formam nos rins, geralmente ocorre devido à falta de hidratação ou retenção de urina.
Ela normalmente se origina nos rins, o que provoca dores agudas e incômodas, porém ela também pode se desenvolver em qualquer outro lugar ao longo do trato urinário que inclui além dos rins, a bexiga, uretra e o ureter.
Outras Causas:
- Neuropatia diabética – é a lesão dos nervos ocasionada pela glicemia elevada.
- Epididimite – é inflamação dos testículos.
- Gangrena é especificamente, um tipo de gangrena chamado gangrena de Fournier.
- Púrpura de Henoch Schonlein é inflamação dos vasos sanguíneos.
- Hidrocele – é acúmulo de fluido seroso no envoltório dos testículos.
- Dor testicular idiopática (causa desconhecida)
- Hérnia inguinal – são hérnias que ocorrem na região da virilha e correspondem a 75% de todas as hérnias abdominais
- Caxumba
- Orquite – trata-se da inflamação do testículo e pode ser motivada pelos mais diversos fatores tais como vírus ou parasitas.
- Testículo retrátil – é a situação clínica em que o testículo, que está no escroto, migra temporariamente para a região inguinal.
- Massas escrotais espermatocele – é o acúmulo de fluído no testículo.
- Lesão no testículo ou golpe nos testículos
- Câncer de testículo
- Torção testicular – causa estrangulamento do suprimento sanguíneo testicular.
- Criptorquidia – falha na descida de testículo para o escroto.
- Infecção do trato urinário – infecção ou colonização do trato urinário por micro-organismos.
- Varicocele – é uma dilatação das veias do cordão que sustenta os testículos.
- Vasectomia – é um método contraceptivo através da ligadura dos canais deferentes no homem. É uma pequena cirurgia feita com anestesia local em cima do escroto e que não é necessário de internação
2) Quais são os tratamentos disponíveis?
Os tratamentos para dor nos testículos variam, pois dependem muito da origem da dor. Portanto é necessário procurar ajuda médica para saber exatamente a causa e os respectivos tratamentos que variam entre:
- Analgésicos
- Antibióticos
- Utilizar gelo na área
- Repouso
- Suporte escrotal
- Cirurgia
Porém em casos em que a dor é leve, existem alguns cuidados pessoais que podem ajudar a alivia-la. Medicações como ibuprofeno e paracetamol podem ajudar. Mas lembre-se que não importa a circunstância, consulte um médico.
Fonte: www.biosom.com.br