Prostatite
É um termo genérico usado para designar uma “inflamação” ou infecção da próstata.
A prostatite pode aparecer subitamente (prostatite aguda) ou permanecer dormente por meses ou até mesmo anos sem causar sintomas (prostatite crônica).
Pode ter relação com uma infecção bacteriana. Esse tipo de prostatite é causada na maioria das vezes por bactérias encontradas no trato urinário ou no intestino grosso.
Câncer
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma).
A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.
Alguns tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte.
Hiperplasia benigna
A hiperplasia prostática benigna (HPB) é uma condição devida a mudanças hormonais que resulta na hiperplasia ou aumento do número de células prostáticas. Quando novos tecidos prostáticos crescem, aumenta o tamanho da próstata.
Com isso, pode ocorrer a compressão e estreitamento do canal uretral. É o mesmo que acontece quando comprimimos o esguicho do jardim, diminuindo o jato d’água. Isso dificulta a micção, ocasionando desconforto, pela dificuldade da saída da urina da bexiga para a uretra.