O whey protein é uma suplementação alimentar muito comum, principalmente no universo das academias, mas seu uso indiscriminado torna-se um risco para os rins.
A suplementação em excesso favorece a “hiperfiltração” dos rins, ou seja, o órgão é forçado a trabalhar mais do que sua capacidade natural para metabolizar uma quantidade maior de proteína, o que pode causar sobrecarga do órgão.
É comum que praticantes de exercícios tentem aumentar bastante o consumo de proteínas através de suplementos proteicos, como whey protein. O grande perigo disso é que alguns pacientes, já propensos a formação de cálculo renal, podem passar a produzi-los em maior quantidade.
Mesmo que sua saúde esteja boa, não se esqueça de consumir bastante água, alimentar-se corretamente, dormir bem e seguir uma rotina saudável, de preferência sem o uso de álcool, tabaco ou qualquer tipo de droga.
Estima-se que, em uma dieta equilibrada, o organismo de uma pessoa comum necessita de 1 a 1,4 gramas de proteína por quilo de peso por dia. Dietas acima de 120gr diárias de proteínas são consideradas exageradas e não resultam em ganho de massa muscular. Apenas atletas de alta performance devem superar essa quantidade.
O ideal é que, antes de iniciar uma rotina de atividades físicas, seja feito acompanhamento com um nutrólogo para calcular corretamente sua suplementação.