Conheça os principais problemas urológicos que se manifestam durante a infância.
– As infecções urinárias em crianças tem grande importância clínica, pois podem acarretar déficit de desenvolvimento, podendo progredir para infecções generalizadas e perda da função dos rins em casos extremos. Toda criança com febre de origem desconhecida deve realizar um exame de cultura de urina, pois a causa da febre pode ser uma infecção urinária que passa despercebida.
– O refluxo vésicoureteral é quando a urina reflui da bexiga para os rins, devido a uma imaturidade da válvula entre o ureter e a bexiga. É a principal causa de infecção urinária nas meninas. O refluxo pode ser tratado com medicações, ou com modernas cirurgias endoscópicas. Em casos mais severos, está indicada a cirurgia convencional.
– A estenose da junção pieloureteral é o estreitamento da conexão entre o rim e a porção mais alta do ureter, causando dilatação do rim acometido e perda de sua função. Os casos de obstrução mais severa devem ser operados para correção do estreitamento.
– A fimose é o estreitamento da pele do prepúcio, que recobre a glande peniana. É uma condição de fácil tratamento, e atualmente dispomos de tratamentos não cirúrgicos, com resultados bastante satisfatórios.
– Criptorquidia é o nome dado ao testículo que não desceu até a bolsa escrotal. Pode acometer um ou ambos os testículos. A correção é quase sempre por cirurgia, e o período ideal para a correção é com um ano de idade, pois mais tardiamente existe risco de infertilidade ou do aparecimento do câncer de testículo.
O xixi na cama, conhecido por enurese noturna, acomete principalmente os meninos. É uma condição hereditária, e geralmente um dos pais apresentou problema similar na infância. As principais causas são: imaturidade do controle vesical, distúrbios do sono caracterizados por dificuldade em despertar, e aumento da produção de urina no período noturno. Quando não tratada, a criança com enurese é mais propensa a apresentar problemas psicológicos e dificuldades de integração social. A enurese pode ser tratada com treinamento comportamental ou com medicamentos.
– Hipospádia é quando o canal da uretra do menino desemboca em posição anormal, distante da ponta da glande peniana. Além do aspecto estético desfavorável, a hipospádia pode causar curvatura peniana anormal.
Fonte: urologistasassociados.com.br