Pode parecer óbvio, mas muita gente se esquece de lavar as mãos depois de usar o banheiro e o simples ato de lavar as mãos com água e sabão pode reduzir a população microbiana presente nessa parte do corpo, interrompendo a transmissão de doenças. A aplicação de produtos antissépticos, com base alcoólica, reduz ainda mais os riscos. Lavar as mãos corretamente após a passagem por lugares públicos é a medida individual mais simples e menos custosa para prevenir a propagação de doenças.
Tem muito homem que acha a preocupação com a higiene um exagero, que basta tomar banho todos os dias para estar livre de qualquer problema – mas isso está longe de ser verdade.
No caso dos homens, tão importante quanto a higiene após é a higiene antes de urinar. Lavar as mãos antes de tocar o pênis é fundamental para evitar o risco de levar bactérias e fungos para região genital. Ao tocar o pênis com a mão suja, o homem está contaminando a mucosa e pele da região com todos os germes acumulados, podendo contrair várias formas de doenças.
Dr.Ravendra Muniz – Urologista