TELEFONE: (33) 3522-1834 ou (33) 98801-2512

Dr. Felipe Ladeira

  • INÍCIO
  • O DOUTOR
  • A CLÍNICA
  • FOCO
    • Câncer de Próstata
    • Disfunção Erétil
    • Ejaculação Precoce
    • Infecção Urinária
    • Cálculo Renal
  • BLOG
  • CONTATO
AGENDAR
  • Home
  • Notícias
  • NARGUILÉ: Longe de ser inofensivo

NARGUILÉ: Longe de ser inofensivo

NARGUILÉ: Longe de ser inofensivo

by Dr. Felipe Ladeira / 14 março 2019 / Published in Notícias, Urologista

De acordo com a OMS  quem usa o narguilé está sujeito às mesmas doenças de um fumante convencional: infarto, problemas pulmonares, cânceres e disfunção erétil.

Narguilé, um cachimbo de água, é bastante popular entre os jovens brasileiros. O que pouca gente sabe é que fumar narguilé pode ser ainda mais prejudicial à saúde que consumir cigarros.

Se durante suas reuniões de família e amigos o narguilé está sempre presente, cuidado. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), não existe consumo seguro de tabaco, incluindo charuto, cachimbo, cigarro e o próprio narguilé.

O tabaco para o narguilé é produzido pela sua fermentação com melaço, glicerina e essências de fruta, o que lhe garante um gosto adocicado e um aroma suave. A possibilidade de variar as essências e os sabores é uma das principais razões do sucesso do narguilé.

Quando comparado ao tradicional cigarro, que já teve seu apogeu de fama no século passado e atualmente está em desuso, fora de moda e não possui variedade de sabores e aromas, muitos acreditam que este hábito faz menos mal para a saúde, uma vez que o tabaco é filtrado pela água e a fumaça também fica mais “fria”.

Grande engano. A Organização Mundial de Saúde (OMS) e o INCA (Instituto Nacional do Câncer) estudaram o tema e revelaram que uma roda de 20 a 60 minutos inalando a fumaça do narguilé equivale a fumar uns 100 cigarros. Como o tabaco produzido para o narguilé normalmente tem um sabor adocicado, as pessoas conseguem fumar por muito mais tempo. A média de consumo situa-se em geral em torno de 1 hora.

A fumaça do narguilé é composta pelo carvão, utilizado como fonte de calor, e pelos produtos do tabaco, aí incluídos os aromatizantes utilizados. O grande problema é que esta fumaça possui em média aproximadamente 140 substâncias tóxicas, dentre as quais se destacam a nicotina, o monóxido de carbono, metais pesados ( arsênico, cromo e chumbo, por exemplo) e outros produtos cancerígenos. Segundo a OMS, a fumaça do narguilé geralmente contém o dobro da quantidade de nicotina e de 10 a 30 vezes mais monóxido de carbono que a fumaça do cigarro.

O que é narguilé?

Muito utilizado na cultura árabe, indiana e turca, o narguilé é um cachimbo de água preparado com um fumo especial, feito com tabaco, melaço e frutas ou aromatizantes. Ele funciona da seguinte maneira: o tabaco é aquecido e a fumaça gerada passa por um filtro de água antes de ser aspirada pelo fumante, por meio de uma mangueira.

Por que o narguilé é prejudicial à saúde?

O dispositivo é prejudicial sobre tudo por ser usado para fumar tabaco. Muitas pessoas que fazem uso do narguilé acreditam que a água filtra a fumaça retirando dela as substancias nocivas, mas estão enganadas. De acordo com A. C. Camargo – Câncer Center a água serve apenas para resfriar a fumaça. A OMS diz ainda que fazer uso de narguilé por uma hora é equivalente a fumar 100 cigarros.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o uso de narguilé está relacionado ao desenvolvimento de câncer de pulmão, doenças respiratórias, doença periodontal (da gengiva) e, no caso de gestantes, com o baixo peso da criança ao nascer, além de câncer de boca e bexiga, aterosclerose e doença coronariana. O alto índice de tabaco também pode levar a dependência de nicotina.

O INCA afirma que após 45 minutos tragando a fumaça, o narguilé aumenta os batimentos cardíacos e a concentração de monóxido de carbono expirado. Ocorre também maior exposição a metais pesados, altamente tóxicos e de difícil eliminação, como o cádmio.

Compartilhar o bocal entre os usuários pode resultar na transmissão de doenças como herpes, hepatite C e tuberculose, ou seja, doenças infectocontagiosas.

Fonte: ceapse.com.br

0
  • Tweet
Tagged under: Cálculo Renal, Câncer de Próstata, Disfunção Erétil, Ejaculação Precoce, Infecção Urinária, Tratamento de Cálculo Renal, Tratamento de Cálculo Renal em Teófilo Otoni, Tratamento de Câncer de Próstata, Tratamento de Câncer de Próstata em Teófilo Otoni, Tratamento de Disfunção Erétil, Tratamento de Disfunção Erétil em Teófilo Otoni, Tratamento de Ejaculação Precoce, Tratamento de Ejaculação Precoce em Teófilo Otoni, Tratamento de Infecção Urinária, Tratamento de Infecção Urinária em Teófilo Otoni, urologia, urologista, urologista em Teófilo Otoni, Xixi, Xixi na cama

What you can read next

Conheça as técnicas mais utilizadas na fisioterapia pélvica
A perda de urina não deve ser normalizada.
A importância do autoexame dos testículos na prevenção do câncer

Último Artigo

  • Reversão de vasectomia

    Aproximadamente 4 a 6% dos homens que se submet...

O Dr. Felipe Ladeira

Conheça a UROCLIN

Dúvidas?

AGENDAR CONSULTA

A confirmação da sua consulta é feita por telefone pela nossa equipe e depende da agenda.

FALE CONOSCO

Teófilo Otoni, MG: (33) 3522-1834, (33) 3641-0198
ou (33) 98801-2512

Araçuai, MG: (33) 99984-1834 ou (33) 99930-1260
E-mail: contato@drfelipeladeira.com.br

Av. Dr. Júlio Rodrigues, 920
Marajoara - Teófilo Otoni, MG

Como chegar?

NAVEGAÇÃO

  • INÍCIO
  • O DOUTOR
  • A CLÍNICA
  • FOCO
  • BLOG
  • CONTATO

LISTA ESPECIAL

Cadastre-se em nossa lista e receba novidades da área da urologia de maneira compreensível.

Lista segura!

  • GET SOCIAL

Desenvolvido pela Central do Site © 2017 Todos os Direitos Reservados.

TOP